quinta-feira, 19 de junho de 2008

Federação de Judô do Rio de Janeiro começa uma nova fase

Luiz Henrique

Para encerrar a série de entrevistas sobre o judô, conversamos com Presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, Professor Francisco Grosso, que foi eleito em março passado para os próximos 4 anos. No esporte desde os 8 anos, empresário, professor universitário, pós graduado em anatomia e biomecânica, mestre em ciência da motricidade humana e faixa preta 5° dan, ele nos falou das perspectivas atuais e futuras do esporte no Estado.

P - Professor, fale dos seus planos a frente da Federação?
R - O judô no Estado do Rio de Janeiro vem crescendo gradativamente ao longo dos últimos 20 anos, pois antes disso praticamente não existia e desde a gestão anterior do presidente Nei Wilson temos virado referência a nível nacional. Hoje em dia temos 20.000 filiados e quase 50.000 praticantes de judô no Estado. Criamos um site semana passada que nos primeiros 7 dias teve 9.400 acessos, estamos criando uma assessoria de imprensa e uma assessoria de marketing para darmos maior visibilidade ao judô. O Rio de Janeiro é uma das referências do judô no Brasil, atletas de outros países, cada vez mais vem treinar com os nossos judocas. O Brasil hoje em dia, faz parte da elite mundial do judô, junto ao Japão, a França e Cuba.

P - Quais as perspectivas do judô no Rio de janeiro após as Olimpíadas?
R - O maior problema que temos hoje em dia, é convencer as empresas, os empresários, a investirem no esporte. Temos a certeza, que com a imagem positiva que o judô tem, que agrega valores como respeito, hierarquia,educação e cultura, o retorno institucional seria imenso. Já imaginou o nome da sua empresa no quimono de um atleta vitorioso? Isso dá mais retorno do que qualquer outro tipo de propaganda. O judô tem uma imagem muito positiva, qualquer atleta do judô é bem visto, tem uma imagem positiva. Estamos a procura de parcerias para levarmos a frente o projeto "Judô para todos" que tem como finalidade, como o nome diz, integrar todas as pessoas que se interessem pelo esporte, independente se tem algum tipo de deficiência física, se já tem uma idade avançada.

P - Professor, O Rio de Janeiro sempre teve atletas de ponta a nível nacional como, Flávio Canto, João Gabriel Schlitller, Frederico Flexa, Osvaldo Simões e Sebastien Pereira. Quem o Sr. vê como grandes promessas a despontar em breve?
R - Hoje, as grandes promessas do nosso judô no Rio de Janeiro são os irmãos Víctor Penalber e Giullia Penalber que com certeza, num futuro próximo, nos darão muitas alegrias. O Victor inclusive ainda é junior, faz parte da seleção brasileira e quase conquistou a vaga para Pequim.

P - Para encerrar professor, quem são os judocas favoritas para trazer medalhas de Pequim?
R - Não resta dúvida que o Thiago Camilo é um dos favoritos a trazer a medalha de ouro, ele é um judoca extremamente técnico mas não podemos esquecer do joãozinho (João Derly) e do João Gabriel Schlitller.

Professor, queremos agradecer a sua participação nessa entrevista onde o senhor nos trouxe informações importantíssimas sobre o desenvolvimento do judô no Estado do Rio de Janeiro.


Links importantes sobre os assuntos:

Informações sobre Judô - Academia Projeção -http://www.blogger.com/www.academiaprojecao.com.br

www.judorio.org.br

voltar para diário da tarde

Um comentário:

pedrof disse...

Muito boa , a projeção para as olimpíadas de Londres em 2012.
Parabéns.