terça-feira, 17 de junho de 2008

Fique por dentro do Arvorismo

Camilla Adão

Arvorismo é a travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores, onde os praticantes percorrem um percurso suspenso, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas. Além de árvores, postes também podem servir de base para a prática do esporte. Ele proporciona de forma lúdica e esportiva, uma aproximação com o meio florestal, um contato com as árvores e com o meio ambiente.

Para praticar o arvorismo, não é necessário ser atleta, precisa apenas muita disposição e coragem para superar os desafios. Com a supervisão de monitores treinados e o kit arvorismo (cadeirinha, cabo de segurança, mosquetão, polia e capacete), os aventureiros estimulam a capacidade individual, exercitando o corpo e a mente, desenvolvendo o equilíbrio interior e aliviando o stress diário através da adrenalina.

Tipos de Arvorismo

Contemplativo: Nascido na Costa Rica nos anos 80, esse percurso tem como principal objetivo a observação da natureza. O praticante caminha por passarelas protegidas por redes, que estão suspensas entre as árvores.

Acrobático: Neste tipo de percurso os praticantes precisam de um pouco mais de equilíbrio, coordenação e ousadia. Sempre presos a um cabo de segurança e utilizando equipamentos adequados, os praticantes caminham sobre cabos, se penduram em redes e deslizam em tirolesas. Essa atividade nasceu na França no fim dos anos 90.

Arvorismo Técnico: É o estilo utilizado normalmente por pesquisadores, com o objetivo de transpor as copas das árvores. Os pesquisadores normalmente têm seus próprios equipamentos.

Onde praticar no Rio de Janeiro

Arvorismo No Joá (Saída somente nos finais de semana)
Circuito, com 2 níveis de dificuldade. Está situado entre a Serra da Carioca e a Floresta da Tijuca.

Arvorismo em São Conrado (Abertos todos os dias da semana, fins de semana e feriados, mediante reserva antecipada)
O percurso entre as árvores é constituido de 2 circuitos num total de 36 obstáculos, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, Largo da Barra Velha (Barrinha), entre São Conrado e Largo da Barra, no encosto da Pedra da Gávea.

Links:
Site da Ecotribo (empresa especializada em arvorismo):
http://www.ecotribo.com/

Voltar para o Diário da Tarde

Nenhum comentário: