Na maioria das pesquisas realizadas até hoje o aquecimento muscular se mistura às práticas de alongamento. As características de cada esporte, privilegiando, flexibilidade ou força, cria mitos e crenças nos atletas e técnicos que tornam ainda mais difícil a discussão e a proposição de pesquisas comparativas.
Para entender a diferença entre os dois tipos de exercícios, o conceito de aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sangüínea, lubrificar as articulações, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões, entre outras. E o alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo.
De acordo com o preparador físico Felipe Arantes, substituir o aquecimento pelo alongamento é um grande erro na prática do esporte. “Forçar a musculatura sem um preparo prévio pode incorrer em traumas, e principalmente, distensão muscular”. Ele acredita que somente quando o corpo já está aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico. “Depois dessa fase pode-se fazer alongamentos”. Para ele, o aquecimento é então uma forma de o organismo se preparar para o esforço a que está para ser submetido e, na fase do aquecimento o atleta pode, ou não, se submeter a uma sessão de alongamentos. “O alongamento, por si só, não vai provocar alteração no desempenho de forma direta”, completou Felipe.
O alongamento pós-atividade é uma prática adotada por muitos atletas, pois se entende que nesta fase o alongamento sirva como um estímulo relaxante para a musculatura submetida a um período de esforço prolongado. Marco Jardim, preparador físico da equipe de vôlei Rexona Ades, diz que: “O importante é que o alongamento não cause dor, pois, a dor é o sinal que o músculo dá de que alguma coisa está fora do seu próprio limite”.
No final das contas, como a polêmica persiste, a recomendação dos especialistas é de que se a prática do aquecimento, alongamento ou os dois juntos, fizer a pessoa que pratica exercícios se sentir bem, que continue a praticar o que lhe fizer sentir melhor.
Saiba mais:
Textos sobre aquecimento.
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/imp_aque.htm
http://www.fisioculturismo.hpg.ig.com.br/39.htm
Textos sobre alongamento.
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/imp_alongamentos.htm
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/imp_aque.htm
http://www.fisioculturismo.hpg.ig.com.br/39.htm
Textos sobre alongamento.
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/imp_alongamentos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário