terça-feira, 29 de abril de 2008

Judô Brasileiro pronto para trazer medalhas na Olimpíada

Luiz Henrique

Em pouco mais de 3 meses, a equipe brasileira de judô, composta por 7 homens e 7 mulheres, estará iniciando a sua participação nas Olimpíadas da China, com umas das equipes mais bem preparadas que já representaram o Brasil e é grande a possibilidade de trazermos várias medalhas da competição, não só no número total, como também em número de ouros olímpicos.

Temos inúmeros judocas que estão entre os favoritos, principalmente no masculino, já que no feminino, infelizmente ainda não trouxemos nenhuma medalha. Entre os atletas, podemos destacar os lutadores Thiago Camillo na categoria meio-médio e João Derly na meio-leve.

Na seleção feminina, a judoca Edinanci Silva vai para a sua 4ª Olimpíada consecutiva e ainda é a nossa maior esperança de medalhas, apesar de completar 32 anos durante as Olimpíadas, numa idade onde os resultados são mais difíceis de aparecer. A caçula da seleção é a judoca Mayra Aguiar, com apenas 16 anos.

A média de idade da equipe masculina é de 26 anos e da equipe feminina é de 22 anos. O judô brasileiro trouxe medalhas nas últimas 6 edições dos jogos Olímpicos e no total já foram conquistadas 12 medalhas olímpicas, sendo que esse é o 3° esporte com maior número de medalhas olímpicas, só perdendo para o iatismo com 14 e o atletismo, com 13.

As categorias que deram medalhas ao Brasil no judô em Olimpíadas foram meio-pesado (quatro), leve (três), meio-leve e médio (duas) e meio-médio (uma).

Os clubes que cederam atletas à Seleção Brasileira de 2008 são: Sogipa (3), Minas Tênis Clube (3), São Caetano (3), Pinheiros (3), Gama Filho (1) e Academia Expedito Falcão (1). O judô feminino começou a fazer parte do programa olímpico somente em Barcelona 1992 (em 1988, foi disputado como exibição).

Links sobre a matéria: www.academiaprojecao.com.br

Confederação Brasileira de Judô - www.cbj.com.br

Clique aqui para voltar para diário da tarde tardesdigitais.blogspot.com


Nenhum comentário: