terça-feira, 1 de abril de 2008

Esporte Olímpico

Luiz Henrique


JUDÔ
Há mais de vinte anos, é comum se ouvir a seguinte pergunta: “Em que faixa você está?” Da mesma maneira que o ballet era quase que obrigatório para as meninas, o judô na década de 80 passou a ser o esporte preferido dos garotos e mesmo hoje em dia, com a concorrência do jiu-jitsu, cresce o número de praticantes dessa milenar arte marcial.


Existem algumas condições para a mudança de faixa no judô. Em cada uma delas o candidato deve passar pelo Kata, ou teste, em que se verifica se o aluno tem noções técnicas necessárias para cada nível. Vejamos que condições são essas:



DA BRANCA PARA A CINZA - Ter no mínimo seis anos de idade e três meses de faixa branca, Postura adequada e saber as saudações utilizadas no judô.

DA CINZA PARA A AZUL - Ter no mínimo sete anos de idade e três meses como faixa cinza, saber alguns tipos de projeções, golpes e rolamentos e algumas técnicas de amortecimento.

DA AZUL PARA A AMARELA - Ter no mínimo oito anos de idade e seis meses como faixa azul, saber alguns passos utilizados durante a prática do judô e algumas imobilizações.

DA AMARELA PARA A LARANJA - Ter no mínimo nove anos de idade e seis meses como faixa amarela, saber alguns contragolpes, golpes combinados, imobilizações e projeções combinadas.

DA LARANJA PARA A VERDE - Ter no mínimo dez anos de idade e doze meses como faixa laranja, saber projeções combinadas e contragolpes e técnicas de "Katame-Waza", a Arte da Luta.

DA VERDE PARA A ROXA - Ter no mínimo 12 anos de idade e seis meses como faixe verde, saber usar técnicas e aplicar golpes dos lados esquerdo e direito e conhecer o "Sutemi-Waza" ou Técnica de Sacrifício.

DA ROXA PARA A MARROM - Ter no mínimo 14 anos de idade e seis meses como faixa roxa, saber os tipos de estrangulamento e de chaves de braço.

DA MARROM PARA A PRETA - Ter no mínimo 16 anos de idade e dois anos como faixa marrom, conhecimento teórico e prático de arbitragens e saber atacar, defender, encadear chaves de braço e realizar imobilizações.


links

Conferderação Brasileira de Judô -

www.cbj.com.br
Site de informações básicas - www.meutatame.com.br


voltar para tardes digitais

Nenhum comentário: