quinta-feira, 19 de junho de 2008

Chegou o inverno. E agora?

Camilla Adão

Perder o embalo da atividade física quando chega o inverno é algo muito comum e pode prejudicar todo o condicionamento físico alcançado através de muito esforço nos meses anteriores. Com a chegada do inverno, o "Dicas Úteis" traz informações importantes para os atletas que gostam de correr ao ar livre. Como se proteger do frio? Qual o tênis apropriado? Quais os cuidados que devemos tomar antes de iniciar a atividade? Você descobre aqui.

O principal objetivo com a chegada do inverno é não interromper a prática da atividade física. Quando se para por muito tempo, sempre é mais difícil retomar. O importante é não deixar que o frio cause algum tipo de desânimo. Por isso é primordial vestir-se adequadamente para proteger-se do vento e da chuva.

Roupa ideal
Levando em conta as três camadas de roupa possíveis para o inverno:
1) A primeira, chamada de camada de base, serve para manter o corredor aquecido;
2) A do meio o manterá seco, tirando a umidade da primeira camada;
3) A camada externa deverá bloquear o vento, mas permitindo que a umidade da camada intermediária evapore. Com a alta tecnologia aplicada aos tecidos, há hoje no mercado camisetas e abrigos leves que cumprem bem esse papel.

Segundo a nutricionista Isabella Toledo, os atletas não podem esquecer de beber líquidos (hidratação) antes, durante e depois da corrida. "Embora aparentemente no frio não esteja suando muito, você estará perdendo muito líquido".

Outro cuidado a ser tomado durante atividades físicas nesta estação do ano é com pisos molhados e escorregadios. Para não correr riscos, a escolha do tênis certo é fundamental. De acordo com a personal trainer Tatiana Kelab, "Compre um tênis apropriado para a corrida, aqueles mais altos no calcanhar são os indicados para correr. Aliviam a coluna e reduzem o impacto. Para os que correm a noite, um tênis de côr chamativa ou fosforescente é ideal. No escuro, fica difícil identificar o corredor".

Ainda segundo Tatiana, nos dias muito frios é bom evitar os treinos de velocidade, pois a temperatura baixa faz aumentar os riscos de lesão. "Antes de começar a correr, alongue e aqueça as articulações movimentando-se. No começo imprima um ritmo mais leve caminhando, quando se sentir bem, passe para o trote e por final corra".

Links:
Matéria - Correr na rua – Prós e Contras:
http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=112
Matéria - Respire melhor neste Inverno:
http://www.fleury.com.br/Clientes/SaudeDia/RevistaSaudeEmDia/Pages/3Respiremelhornesteinverno.aspx
Onde correr no Rio de Janeiro:
http://revistao2.uol.com.br/onde_correr_busca.asp?cboEstado=RJ&IDSecao=18&cmdVisualiza.x=47&cmdVisualiza.y=14
Matéria - Alimentação balanceada:
http://www.linhabioslim.com.br/materias.asp?qpwoiHJDAOWNVLASIWPQA=1&HADSKkdasioqpfeutbsasdhi=X&hdksaduOQWEUGTRBAVDJDUQ=1927456&mznxbcv=11&jdasHUDASGDA=777

Voltar para o Diário da Tarde

Um comentário:

pedrof disse...

Muito Bom...adorei a interatividade. (links inseridos no texto principal)