terça-feira, 17 de junho de 2008

Longboard é surfar com estilo

Por Bruna Spaniol

Longboard é a categoria do surfe com as maiores pranchas, a partir de 9 pés (2,7 metros). Até a década de 70 era o surf mais praticado no mundo, hoje perdeu espaço para as pranchinhas, mais rápidas e manobráveis. Apenas os mais antigos e alguns iniciantes ainda treinam no pranchão. Os melhores locais para praticar com o long são as praias com ondas abertas e que quebram devagar, como a Macumba no Rio de Janeiro. “A procura maior é por pranchinhas. O longboard pode ser monoquilha (apenas uma quilha) ou três quilhas. Nas pranchas com três quilhas pode ter uma quilha grande no meio e duas menores chamadas de estabilizadores ou as três iguais. Nas monoquilhas só há uma quilha grande. Depende da opção de cada um”, explicou o vendedor da loja The Bar no Arpoardor Gabriel Saldanha Costa.

Existem dois tipos de pranchas de longboard:


LONGBOARD CLASSIC
Tamanho: 9 pés e 5 polegadas à 9 pés 9 polegadas (2,8 à 2,9 metros)
Típico pranchão, muita área de meio, bordas arredondadas e bico largo. É para um surf mais clássico, a prancha estável com muita flutuação. Esse modelo é ideal para ondas mais fracas e menores, de meio a um metro.

HIGH-SPEED LONGBOARD
Tamanho de 9 pés a 9 pés e 2 polegadas (2,7 à 2,8 metros)
Este longboard é para quem procura radicalizar nas manobras. Com medidas mais estreitas no bico e no meio, tem menos flutuação. As bordas, quilhas e curva de fundo se assemelham muito as pranchinhas. Um pranchão muito manobrável, veloz e mais solto.


Links: http://www.wavescheck.com.br/ - site sobre surfe, atualizado diariamente.

http://www.ricosurf.globo.bom/ - site com informações sobre longboard.

http://www.penobico.com.br/ - site sobre pranchão.



Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.