terça-feira, 10 de junho de 2008

A arte de superar limites

Por Bruna Spaniol

Nesta semana continua a série sobre Le Parkour. Desta vez o espaço esporte entrevistou os participantes do primeiro curso de extensão sobre a atividade. Juliana tem 24 anos, trabalha como secretária, faz educação física e nos fins de semana tem aulas de Le Parkour. “É uma atividade que dá muita vontade de fazer, se você faz uma vez quer mais. Cansa muito, mas a melhora física está sendo grande”, afirmou a aluna. Ela é uma das poucas mulheres que fazem Parkour no Brasil e a única que participa do projeto.

O curso é oferecido pela UNISUAM, todos os sábados. As aulas são ministradas pelo professor Julien Sarrazin do grupo Tobu. Os alunos começam com aulas teóricas que explicam os movimentos, a filosofia, os cuidados, eles analisam vídeos e depois vão para a prática. “O curso surgiu do interesse deles (UNISUAM) em apoiar a equipe Tobu e seu projeto de Le Parkour para todos. O aprendizado é dividido em módulos para melhor fixação dos movimentos entre iniciantes e avançados”, explicou o professor Julien Sarrazin.

O aluno Fábio Paiva começou com as aulas teóricas e agora já treina na rua, “Eu decidi começar a praticar este esporte porque é um excelente meio de condicionamento físico, e além de tudo, porque eu me identifiquei totalmente com a filosofia do Parkour, que pode ser resumida como: a arte de superar limites".
Para muitas pessoas o Parkour é uma atividade perigosa, devido à imprudência de alguns indivíduos que não respeitam seus limites e pulam de lugares arriscados, sem conhecer as técnicas necessárias para ter segurança. Na Inglaterra, há várias escolas que cobram pelas aulas. Só depois de um ano de treino, o aluno pode pular de um prédio. O curso é uma forma de conscientizar e ampliar a prática do Le Parkour.



Links: http://espacoesporte.blogspot.com/2008/05/le-parkour.html -matéria da semana passada sobre a história do Parkour.http://www.parkour-rj.com/ - Site do grupo TOBU do Rio de Janeiro.http://www.parkourbrasil.com.br/ - site sobre Le parkour no Brasil.

Voltar para Diario da Tarde

Nenhum comentário: