terça-feira, 20 de maio de 2008

Le Parkour

Por Bruna Spaniol

Semana passada o vídeo do francês David Belle, criador do Le Parkour, foi visto mais de 1,1 milhão de vezes no youtube em dois dias. O Le Parkour, que significa o Percurso, surgiu na década de 80 em Paris. É um tipo de corrida onde os obstáculos são o mobiliário urbano. Eles pulam carros, prédios, sobem muros e o que mais estiver na frente. A criatividade de cada um é que transforma a cidade em um parque de diversões.

Yamakasi foi o primeiro grupo de Le Parkour formado por David Belle e seus amigos. "Eles viviam as influências do salvamento realizado pelos bombeiros e pelas técnicas de fuga criadas na guerra do Vietnã. Fantasiavam situações de emergência onde precisariam realizar salvamentos em lugares de difícil acesso, treinavam suas mentes e corpos para superar qualquer obstáculo que encontrassem pelo caminho" de acordo com o site Le Parkour Brasil.

Alguns defendem que o Le Parkour não é um esporte e sim uma expressão artística. "O Parkour é sim uma atividade Física, mas no Parkour não temos regulamentos e muito menos competições, somos contra competições no Parkour, e o próprio criador David Belle o denomina com uma arte" afirmou o praticante e dono do site Parkour no Brasil Filipe Diego Garcia.


O maior desafio do Le Parkour é superar o medo e ter auto-confiança. "Não há competição a única competição é entre você, sua mente e seu corpo" lembra Filipe Garcia. O Le Parkour é um esporte perigoso portanto é necessário fazer alongamentos específicos, treinar os movimentos em um lugar seguro antes de ir para a rua e ainda, procurar um profissional ou alguém que pratique há muito tempo para ensinar.


Vídeo do David Belle



Links:
www.parkourbrasil.com.br - site do Filipe Diego Garcia
www.tobu-leparkour.com.br - Site do Grupo Tobu no Rio de Janeiro

Voltar para Diario da Tarde

2 comentários:

Disseram que somos... =) disse...

éh mt doido este esporte tem um jogo c/ ele .. euh sempre eskeço o nome.. kkk'
parabens pra vc's no poster..
bjs

Nosso Blog disse...

Esse esporte ou arte, é um dos mais loucos que eu já vi na minha vida, inclusive o próprio David é protagonista do filme chamado B-13, onde a atração principal é a prática do esporte. Otro cara que arrebenta é o Damien Walters, o cara faz coisas incríveis. Mas devo frisar que deve-se tomar muito cuidado na hora de realizar os movimentos, porque você pode se quebrar todinho, mas hoje em dia o esporte está muito famoso e até garotas o praticam.
Sobre os games, os jogos Prince Of Persia, Assassin's Creed, In Famous, são alguns exemplos de games que incitam a prática do esporte. Em Suma, eu adoro esse esporte e pretndo começar a praticá-lo logo logo.
Bela Matéria parceiro.