terça-feira, 20 de maio de 2008

Aurélio Miguel, o maior judoca brasileiro de todos os tempos

Luiz Henrique

Nossa equipe olímpica de judô está pronta para daqui a 3 meses ter a melhor participação numa Olimpíada. Quando falamos nisso, não podemos esquecer, os dois únicos judocas que trouxeram uma medalha de ouro dos jogos olímpicos. Eles são Aurélio Miguel e Rogério Sampaio. Vamos saber um pouco mais sobre eles.

Aurélio Miguel - Ele começou aos 4 anos a praticar judô por orientação médica para amenizar problemas respiratórios na academia do São Paulo Futebol Clube, que por sinal é o seu time de coração. Seu primeiro título internacional importante foi o Campeonato Mundial Universitário, disputado na Finlândia em 1982 e logo em seguida, no Chile, tornou-se pela primeira vez campeão pan-americano adulto na categoria meio-pesado. Foi nesse ano que o judoca completou seu primeiro estágio no Japão, por 30 dias.

No ano seguinte, em Porto Rico, Aurélio Miguel sagrou-se campeão mundial na categoria júnior. Foi vice nos Jogos Pan-americanos de Caracas (Venezuela), campeão sul-americano e considerado pelo Comitê Olímpico Brasileiro o melhor judoca do país em 1983. Em 1983, Aurélio Miguel sagrou-se campeão mundial na categoria júnior. Foi vice nos Jogos Pan-americanos de Caracas (Venezuela), campeão sul-americano e considerado pelo Comitê Olímpico Brasileiro o melhor judoca do ano.

A partir de 1984, Aurélio começou a participar do Campeonato Europeu de Judô sendo que foi o primeiro judoca brasileiro a competir nesses campeonatos que se realizavam no inverno europeu nos meses de janeiro, fevereiro e março e em que participam judocas de todos os países. Naquele ano, Aurélio Miguel ganhou medalhas de bronze no circuito (Hungria, Tchecoslováquia, Alemanha), foi vice-campeão na Inglaterra e campeão na Bélgica. Ainda nesse ano de 1984 conquistou mais um título mundial: venceu, na França, o Mundial Universitário de meio-pesado, além de ficar em terceiro na categoria absoluto.

Em 1985, Aurélio venceu o pan-americano de Cuba, foi terceiro na Copa do Mundo da França, vice nos Jogos Mundiais Universitários de Kobe (Japão), na categoria meio-pesado, e terceiro no absoluto. Em 1987, conquistou a medalha de ouro nos jogos panamericanos de Cuba.

Agora, a sua maior façanha foi a conquita da medalha de ouro nas Olimpíadas de Seul, em 1988 sendo que ainda nesse ano. Aurélio havia conquistado três medalhas de ouro no Circuito Europeu (Bulgária, Alemanha e Hungria), uma de prata (França), além de ter vencido o pan-americano na Argentina, o torneio Internacional de Leonding (Áustria) e o terceiro lugar em Tblisi (ex-União Soviética). Depois de um período longo afastado por divergências com a Confederação Brasileira de Judô, participou da Olimpíada de 1992, em Barcelona, porém como vinha de uma séria contusão, não obteve um bom resultado e logo depois, teve que fazer uma cirurgia no ombro esquerdo, no final de 1992.

De volta às competições internacionais, sagrou-se vice-campeão mundial em Hamilton, no Canadá (1993). Em 1996, em Atlanta, se preparou que nem um leão para conseguir trazer uma medalha de bronze da Olimpíada pois treinou forte para perder 20 quilos para poder entrar na categoria até 95 kg (meio-pesado). Poderíamos falar muito mais de Aurélio Miguel mas esse resumo nos dá a idéia do nosso maior judoca de todos os tempos.

Links importantes sobre os assuntos:

Informações sobre Judô - Academia Projeção -
www.blogger.com/www.academiaprojecao.com.br
The Original Judô Information Site -
www.judoinfo.com
Vídeos de judô - http://judopi.vilabol.uol.com.br/video.htm

Nenhum comentário: