terça-feira, 6 de maio de 2008

Nutrição para uma vida saudável

por Bruna Spaniol

Na segunda parte da entrevista a nutricionista esportiva Cristiane Moraes dá dicas de nutrição para as pessoas em geral. Na semana passada ela comentou sobre importância da nutrição esportiva para o rendimento do atleta. Vale lembrar, para atletas e não-atletas, que algumas dicas são comuns para uma vida saudável como: evitar frituras e gorduras em excesso e comer verduras e legumes todos os dias.

Quais os riscos de praticar esportes com o estômago vazio? O que comer antes de uma atividade física?
É um péssimo negócio fazer atividade física em jejum, o corpo produz energia de uma forma que não é saudável comprometendo o rendimento, os objetivos e atrapalhando no processo de queima de gordura além de riscos de hipoglicemia reativa acarretando desmaios. Vale lembrar que a alimentação é algo que deve ser prescrito de maneira individualizada e de acordo com cada tipo de atividade física, mas a regra geral seria consumir um carboidrato de rápida absorção como, por exemplo, um suco de laranja além de 1 carboidrato complexo como 1 fatia de pão integral combinado com 1 proteína leve como 1 fatia de queijo branco.

Algumas dicas para uma dieta saudável?
Alimentar-se de maneira saudável significa ter variedade, disciplina e vontade. Comer frutas, verduras e legumes todos os dias, consumir peixes, evitar carnes gordas, utilizar alimentos integrais como farinhas e pães integrais, controlar o açúcar, tomar de 8 a 10 copos de água por dia, evitar ao máximo, alimentos gordurosos como frituras, queijos amarelos, gordura visual das carnes, salgados empanados e salgadinhos industrializados. Além disto, não ficar mais de 3h sem se alimentar e praticar atividade física regularmente orientada por um especialista.

Cristiane Moraes Nutricionista
CRN 15 801
Pós- Graduada em Nutrição Esportiva
Pós- Graduada em Fisiologia do Exercício

Links:

http://www.crismoraes.ntr.br/ - site da nutricionista Cristiane Moraes.
http://www.rgnutri.com.br/sp/esportes/index.shtml - site com dicas de nutrição para difentes modalidades esportivas.
http://espacoesporte.blogspot.com/2008/04/importncia-da-nutrio-para-o-atleta.html - entrevista da semana passada com a nutricionista esportiva Cristiane Moraes.

Nenhum comentário: