terça-feira, 27 de maio de 2008

Yôga, equilíbrio entre o corpo e a mente

Camilla Adão

O Yôga é uma prática ancestral de origem indiana que visa objetivos diversos, tais como auto-conhecimento, equilíbrio entre corpo e mente, saúde física e espiritual e comunhão entre o indivíduo e o todo. Há dezenas de linhas diferentes de yôga no mundo, que propõem não necessariamente caminhos contraditórios, mas sim, diversos caminhos para alcançar os mesmos objetivos.

Atualmente, a prática do Yôga virou febre entre praticantes de exercícios em geral. O grande motivo dessa procura é o ponto de vista e princípios diferentes dos exercícios convencionais (como a natação, a musculação, a corrida, a ginástica, etc.), que tê
m como principal objetivo, a manutenção de um corpo esteticamente bonito. Já o yôga parte de um ponto de vista mais interno, ainda que se esteja praticando um exercício físico.

De acordo com a professora de Iyengar Yôga, Julia Reis, “Na pratica do yôga, exercitamos a mente, esse é o novo barato. Beneficiamos a saúde, trazendo uma abordagem mental que nos trás conhecimento do domínio total do corpo”.

As posições do yôga agem no corpo físico, fazendo com que o praticante experimente seus limites, desenvolva a auto-confiança em si e no grupo, conquistando um estado de plena consciência de seu corpo. Além disso, as ásanas (posições) também agem diretamente nas glândulas, principalmente na tireóide e na paratinóide, que é a regente do corpo das emoções e sensações.

Ainda segundo Julia, “Com a técnica de respiração, a pessoa pode entrar em um estado de consciência profunda, onde mergulha dentro de si desobstruindo os traumas causados pelos momentos de estresse absoluto que vivenciou”.

Link:
Site sobre dicas de saúde em geral:
http://www.saudetotal.com/artigos/atividadefisica/exaerobio.asp
Site Nirvana (Centro de Yôga):
www.enirvana.com.br/
Matéria sobre Yôga para todos:
http://www.feminice.com.br/beleza/yoga-para-todos/946
Matéria para quem quer começar a praticar o Yôga:
http://www.terra.com.br/saude/especiais/yoga/yoga_5.htm

Voltar para o Diário da Tarde

Nenhum comentário: