terça-feira, 13 de maio de 2008

Exercícios aeróbicos: O que fazer quando a corrida já não satifaz

Camilla Adão

Cada vez mais as pessoas se conscientizam da necessidade de se exercitar regularmente, e por isso, cresce o número de matriculados em academias no mundo todo. Com o número de alunos em alta, as academias estão buscando um diferencial na hora de oferecer os mais diversos tipos de atividades aeróbicas. Além dos benefícios para a queima de gordura, os exercícios aeróbicos também são benéficos para melhorar a saúde de modo geral.

O que são exercícios aeróbicos?
Atividades aeróbicas ou exercícios aeróbicos são aqueles que usam grandes grupos musculares ritmicamente, e elevam os batimentos cardíacos e a respiração durante algum tempo de forma continua. Dentre algumas das atividades aeróbicas mais comuns estão: andar, correr, pedalar e remar.

De acordo com o personal trainer da academia Pró Forma, Felipe Arantes, “Aeróbica significa com ar ou oxigênio. Você deve ser capaz de conversar um pouco durante o exercício aeróbico se sentir vontade. Se você está tendo grandes dificuldades de falar enquanto estiver fazendo a atividade, tendo que puxar e expirar o ar com esforço, você provavelmente está fazendo uma atividade anaeróbica”. Ele frisa também que é de grande importância fazer o exercício acompanhado de um profissional de educação física para que o aluno tenha uma orientação na hora da escolha dessa atividade.

Novas opções de atividades aeróbicas
As academias de ginásticas oferecem uma gama de atividades além da corrida, são elas: o transport (similar à corrida, mas sem o impacto), a bicicleta, a aula de spinning (similar à bicicleta, mas com o auxílio de música e cargas), aula de body jump (com o auxílio de uma mini cama elástica), running class (aula de corrida intervalada), além das diversas inovações de aulas de dança.

Ainda segundo Felipe, “As aulas como a de running e spinning podem ser coletivas, mas o treinamento tem que ser individual, cada um respeitando os sinais de cansaço do seu corpo”. Ele cita como exemplo um grupo de alunos na aula de spinning, “Podemos ter numa mesma aula um tri-atleta, um ex-enfartado, uma dona de casa e um engenheiro. Essa aula vai ser coletiva, mas cada um deles vai ter um objetivo diferente”.

Links
Site sobre dicas de saúde em geral:
http://www.saudetotal.com/artigos/atividadefisica/exaerobio.asp
Matéria sobre a importância do exercício físico:
http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/por_vida_saudavel/exercicios_aerobicos.asp
Matéria com dicas de saúde dadas por especialistas:
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3852&ReturnCatID=1774
Matéria - Exercício aeróbico atrasa envelhecimento:
http://hypescience.com/index.php/exercicio-aerobico-rejuvenesce-ate-12-anos/
Vídeo – Aula aeróbica de step body combat:
http://www.youtube.com/watch?v=-RJKZwOAXkM&NR=1

Voltar para o Diário da Tarde

Nenhum comentário: