terça-feira, 27 de maio de 2008

Rogério Sampaio, do drama familiar a medalha de ouro

Luiz Henrique

Depois de Aurélio Miguel que conquistou duas medalhas olímpicas (ouro em Seul e bronze em Atlanta), o judoca Rogério Sampaio é o atleta que tem melhor retrospecto em Olimpíadas.

Em 1992, em Barcelona, o santista trouxe de maneira magnífica e surpreendente a medalha de ouro na categoria meio-leve. O detalhe importante e dramático dessa conquista é que Rogério Sampaio tinha vivido um grande drama particular, pois o seu irmão, Ricardo Sampaio, também um excelente judoca, 1 ano antes, por causa de uma desilusão amorosa, suicidou-se, causando uma grande comoção no mundo esportivo.

Rogério se preparou de maneira muito forte, treinando 12 horas por dia, além de fazer um regime intenso para conseguir se manter na categoria meio-leve e principalmente sem nenhum tipo de apoio de patrocinadores.

A responsabilidade da equipe olímpica de 1992 era muito grande, já que Aurélio Miguel, 4 anos antes tinha trazido pela 1ª vez, uma medalha de ouro. Rogério Sampaio não amarelou. Ele venceu 4 das 5 lutas por yppon, o golpe perfeito no judô, e garantiu a 2ª medalha de ouro no judô.

Assim como Aurélio Miguel, Rogério Sampaio também não ficou quieto diante da frustração com a administração da família Mamede na Confederação Brasileira de Judô. Em solidariedade ao seu colega campeão, Rogério ficou dois anos e meio (entre 1989 e 1991) sem lutar em competições oficiais. Hoje em dia, ele se divide entre a administração da academia Rogério Sampaio e a Fundação Pró esportes de Santos.

Se hoje em dia temos atletas que estão entre os favoritos para trazer a medalha de ouro de Pequim, como Thiago Camillo e João Derly, não podemos esquecer o nosso passado, em que tivemos atletas que fizeram com que o judô brasileiro fosse tão bem conceituado como é hoje em dia, e Rogério Sampaio, com certeza é uma dessas razões.

Links importantes sobre os assuntos:

Informações sobre Judô -
Academia Projeção - http://www.academiaprojecao.com.br/


The Original Judô Information Site -
www.judoinfo.com

Vídeos de judô -
http://judopi.vilabol.uol.com.br/video.htm

Nenhum comentário: