terça-feira, 29 de abril de 2008

Asma induzida pelo esforço físico

por Bruna Spaniol

O exercício físico pode induzir asma em pessoas saudáveis, isso é chamado de asma induzida pelo exercício (AIE). O problema afeta atletas, pessoas com problemas de asma ou não, crianças e adolescentes. Os sintomas são os mesmos da asma comum: falta de ar, tosse e chiado. A asma induzida pelo esforço físico não é uma doença, pois só acontece em caso de excessos ou sobrecargas nos treinamentos. O problema atrapalha o rendimento e causa indisposição no atleta durante e depois da competição ou atividade.
É muito díficil realizar o diagnóstico.
Dos pacientes com AIE( Asma induzida por esforço físico), 64% não tinham história sugestiva de asma e, mais ainda, tinham função normal ao repouso. Cerca de 20% das crianças que experimentam uma crise confirmada não reclamam de sintomas.
Todo o tipo de exercício pode induzir ao broncoespasmo, principalmente em pacientes pré-dispostos. O ambiente propício ocasionado pelas alterações de umidade relativa do ar (vapor d’água) e temperatura, também pode ser responsável pela falta de ar, pois afeta a intensidade respiratória.

Para prevenir a AIE deve-se evitar fazer exercício em baixas temperaturas, sob baixa umidade relativa do ar.

Tratamento:
• Medidas ocupacionais: evitar ambientes poluídos, ambientes secos e frios, exercício em épocas de aero-alérgenos.
• Escolha do tipo de esporte ou atividade: mais leve (freqüência cardíaca menor que 70%, da máxima para idade), exercícios intermitentes, aquecimento ("warm-up").


Links:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922007000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt - Artigo da revista brasileira de medicina sobre a doença.
http://www.corpore.org.br/cws_exibeconteudogeral_473.asp- Dicas sobre asma induzido pelo esporte

voltar para Diário da Tarde

Isabel Clark em busca de voôs mais altos

Camilla Adão

Isabel Clark teve seu primeiro contato com o snowboard aos 17 anos, através do irmão Leonardo, em uma viagem á Califórnia, e logo se apaixonou pelo esporte. A partir daí, sempre que podia, viajava para Vale Nevado, no Chile, para poder praticar. Para poder bancar os treinamentos e ficar mais tempo em contato com a neve, Isabel passou a ser instrutora de snowboard, aos 21 anos. Foi quando começou a disputar os primeiros campeonatos brasileiros.

Do começo até hoje, Isabel foi 13 vezes campeã brasileira e heptacampeã sul-americana. Superando todas as expectativas em relação a atletas brasileiros em Olimpíadas de Inverno, Isabel foi a primeira atleta sul-americana, entre homens e mulheres, a se classificar para os Jogos Olímpicos de Inverno no Snowboard, na categoria Boardercross. Modalidade nova no esporte que tornou-se esporte olímpico na Olimpíada de Inverno em 1998, no Japão. O feito aconteceu em 2006, em Turim, na Itália, quando conquistou a 9ª colocação, o melhor resultado de um brasileiro em jogos Olímpicos de Inverno. Atualmente é a única atleta sul-americana com pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Esqui (FIS).

Com os resultados expressivos no esporte, Isabel vive exclusivamente do esporte, com ajuda de seus patrocinadores e principalmente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve. "O Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve, vem me dando nesses quatro anos um suporte incrível. Consegui montar uma excelente equipe para rodar todas as etapas da Copa do Mundo de Snowboard", disse Isabel.

Apesar dos resultados incríveis obtidos por Isabel, ela sonha ainda mais alto: "Já estamos treinando duro para o início da temporada de inverno que começa no final de maio, no Chile. Nosso primeiro grande objetivo é chegar bem na primeira etapa da Copa do Mundo, em Setembro, visando a longo praso ganhar bagagem para a Olimpíada de Inverno de 2010, em Vancouver, no Canadá".

Links:
Snowboard Brasil – O site do surfe de montanha:
http://www.snowboardbrasil.com.br/index.php
Estação de Snowboard em Santiago, Chile:
http://www.elcolorado.cl/
Agência de viagens especializada em pacotes de inverno:
http://www.pointdaneve.com.br/site/content/home/index.php
Skates e equipamentos de segurança para skate e snowboard:
http://www.tracker.com.br/page/inicio.html
Site oficial da Isabel Clark:
http://www.isabelclark.com
Confedereção Brasileira de Desportos na Neve:
http://www.cbdn.org.br

Clique aqui para voltar para o Diário da Tarde

A importância da nutrição para o atleta

por Bruna Spaniol

A nutrição é fundamental para a vida do atleta. A má alimentação pode comprometer o rendimento e o desempenho do profissional. O esportista deve se alimentar corretamente para garantir resultados positivos e até mesmo evitar problemas como lesões e gripes. A nutricionista especializada em nutrição esportiva Cristiane Moraes respondeu algumas questões sobre o assunto.

Qual a importância da nutrição para o rendimento do atleta?
O corpo do atleta é uma máquina que precisa gerar energia adequada para a realização dos treinos e competições. Sendo assim é indispensável que o combustível, no caso a alimentação, seja adequado. Se utilizarmos alimentos inadequados ou de maneira errônea o rendimento cai e o desempenho do atleta fica comprometido. Desta maneira é essencial o atleta nutrir seu corpo correta e estrategicamente para obter bons resultados e até mesmo evitar lesões, gripes entre outros problemas que a má alimentação pode acarretar.

Quais os alimentos que devem ser evitados pelos esportistas?
De maneira geral além de se preocupar com o rendimento o atleta também deve se preocupar com a saúde. Não é só porque um atleta tem um alto gasto calórico diariamente que ele pode consumir frituras, gorduras saturadas e doces em excesso. Não existem proibições, mas bom senso e disciplina principalmente em certas fases de treinamento, por exemplo, em fases de competições, alimentos pesados como carne vermelha devem ser evitados no dia da prova.


Como é feita a dieta para o atleta? depende do esporte? da idade?
A Alimentação do atleta é feita de acordo com o peso, idade, gênero, percentual de massa muscular e de massa gorda, modalidade, objetivos da temporada e o calendário da temporada. A Alimentação varia entre as fases de preparação, de recuperação, de competição ou qualquer imprevisto como, por exemplo, lesões, cirurgias, etc.



Cristiane Moraes Nutricionista
CRN 15 801
Pós- Graduada em Nutrição Esportiva
Pós- Graduada em Fisiologia do Exercício

Links
www.crismoraes.ntr.br - site da nutricionista Cristiane Moraes
http://www.rgnutri.com.br/sp/esportes/index.shtml - site com dicas de nutrição para difentes modalidades esportivas

voltar para Diário da Tarde

Judô Brasileiro pronto para trazer medalhas na Olimpíada

Luiz Henrique

Em pouco mais de 3 meses, a equipe brasileira de judô, composta por 7 homens e 7 mulheres, estará iniciando a sua participação nas Olimpíadas da China, com umas das equipes mais bem preparadas que já representaram o Brasil e é grande a possibilidade de trazermos várias medalhas da competição, não só no número total, como também em número de ouros olímpicos.

Temos inúmeros judocas que estão entre os favoritos, principalmente no masculino, já que no feminino, infelizmente ainda não trouxemos nenhuma medalha. Entre os atletas, podemos destacar os lutadores Thiago Camillo na categoria meio-médio e João Derly na meio-leve.

Na seleção feminina, a judoca Edinanci Silva vai para a sua 4ª Olimpíada consecutiva e ainda é a nossa maior esperança de medalhas, apesar de completar 32 anos durante as Olimpíadas, numa idade onde os resultados são mais difíceis de aparecer. A caçula da seleção é a judoca Mayra Aguiar, com apenas 16 anos.

A média de idade da equipe masculina é de 26 anos e da equipe feminina é de 22 anos. O judô brasileiro trouxe medalhas nas últimas 6 edições dos jogos Olímpicos e no total já foram conquistadas 12 medalhas olímpicas, sendo que esse é o 3° esporte com maior número de medalhas olímpicas, só perdendo para o iatismo com 14 e o atletismo, com 13.

As categorias que deram medalhas ao Brasil no judô em Olimpíadas foram meio-pesado (quatro), leve (três), meio-leve e médio (duas) e meio-médio (uma).

Os clubes que cederam atletas à Seleção Brasileira de 2008 são: Sogipa (3), Minas Tênis Clube (3), São Caetano (3), Pinheiros (3), Gama Filho (1) e Academia Expedito Falcão (1). O judô feminino começou a fazer parte do programa olímpico somente em Barcelona 1992 (em 1988, foi disputado como exibição).

Links sobre a matéria: www.academiaprojecao.com.br

Confederação Brasileira de Judô - www.cbj.com.br

Clique aqui para voltar para diário da tarde tardesdigitais.blogspot.com


terça-feira, 22 de abril de 2008

Judô - veja os critérios de pontuação e punição

Esporte Olímpico -Judô

Luiz Henrique


Faltando menos de 4 meses para o início das Olimpíadas, os 14 integrantes da equipe brasileira
de judô estão em fase final de treinamento, ajustando pequenos detalhes para a competição.

O Judô, é uma luta onde basicamente o competidor tenta usar a força e o peso do seu opon
ente a seu favor. Nessas horas, não é só a força que decide e sim a técnica aplicada.

Vamos conhecer os termos técnicos da pontuação no judô:

Koka - pontuação obtida quando o adversário cai sentado, nesse caso vale um quarto do ponto,
Yuko - pontuação obtida quando o adversário cai de lado, nesse caso vale um terço do ponto,
Wazari - pontuação obtida quando o adversário bate com a metade das costas no chão, nesse caso vale meio ponto,
Yppon - Considerado o "golpe perfeito", quando o adversário cai com as costas inteira no tatame ou fica totalmente imobilizado por mais de 25 segundos,
nesse caso a luta é encerrada.

Vale lembrar que dois wazaris equivalem a um yppon.
Existem também, alguns tipos de punições como o Hansome-Make, que é a maior delas e desclassifica automaticamente o atleta e o Shido, que é o menor nível de punição e onde o atleta que recebe 4 vezes, é desclassificado.

Outra curiosidade é que a luta masculina dura cinco minutos e a feminina leva 4 minutos.
Agora é só esperar
e torcer, porque temos grandes possibilidades de sucesso e estamos entre os favoritos para trazer algumas medalhas olímpicas.

Links:

www.judorio.org.br

www.academiaprojecao.com.br

www.cbj.com.br

clicar aqui para voltar ao diário da tarde

Wakeboard, entre na onda dessa nova modalidade esportiva

Camilla Adão

Uma mistura de Surf com Snowboard, o Wakeboard é um esporte novo, que a cada dia conquista mais e mais o público amante de esportes radicais. O atleta desliza sobre uma prancha, puxado por um barco a aproximadamente 23 e 24 milhas. Forma-se então a marola, nesta onda são executadas as manobras que podem atingir muita velocidade e altura.

Além da parte lúdica, da brincadeira, este esporte ajuda na manutenção do condicionamento físico, pois trabalha quase que a totalidade dos músculos do nosso corpo, melhora o sistema cardiovascular, a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração.

De acordo com a tetra campeã brasileira de wakeboard, Mariana Martins, “Antes de começar a praticar o "wake", faça um curso com instrutores gabaritados. E não se esqueça de usar o equipamento adequado, como a roupa de borracha e o colete de salva-vidas”. Para Mariana, o seu ritual antes de cair na água é importantíssimo: "Sempre alongo bastante para me sentir melhor e evitar lesões mais sérias".

O professor de wakeboard da Academia Estação do Corpo, Pedro Scripilitti, afirma que é necessário estar com equipamentos que supram suas necessidades. "Antes de qualquer coisa o atleta tem que estar inteiramente adaptado ao equipamento. Ele deve ser escolhido de acordo com as características pessoais de cada um".

Links:
Site, O radical, exclusivo sobre wakeboard: http://oradical.uol.com.br/wakeboard/
Associação Brasileira de Wakeboard (ABW): http://www.abw.com.br/
Loja virtual de artigos para esportes aquáticos: http://www.kanaha.com.br/
Site sobre wakeboard:
http://www.wakeboarder.com.br

Clique aqui para voltar para o Diário da Tarde

terça-feira, 15 de abril de 2008

Flamengo impressiona no Basquete

Camilla Adão

Na quarta-feira, dia 09/04, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, o Flamengo mostrou que realmente é um dos melhores times da América do Sul da atualidade ao derrotar os argentinos do Boca Juniors na semifinal do Campeonato Sulamericano de Basquete
. A vaga foi garantida após o time brasileiro virar a série das semifinais contra a equipe argentina. Com a vitória neste terceiro e decisivo jogo, a equipe classificou-se para a final, na qual enfrentará o também argentino Regatas Corrientes. Classificação inédita para o clube que nunca havia passado das semi-finais do Campeonato Sulamericano. Bela recuperação do Flamengo que nesses últimos meses só tem dado alegrias a sua torcida.

O Basquete do clube foi recentemente Campeão Carioca, lidera a primeira fase do Campeonato Brasileiro com uma campanha espetacular, acumulando dezesseis vitórias e somente uma derrota e chega, agora, a final da Liga Sulamericana. O adversário da final é perigosíssimo, mas o time carioca tem amplas condições de conquistar o Campeonato.

No jogo desta quarta-feira, o time brasileiro contou com uma grande atuação de Marcelinho Machado. O atleta, que já marcou mais de 1000 pontos com a camisa rubro-negra, foi o responsável por um duplo-duplo (dois dígitos em dois quesitos), com 27 pontos e 11 rebotes, além de três assistências. “O grande valor do nosso time é o coletivo, a equipe é bastante unida e solidária, sabemos que para ganhar temos que jogar em conjunto”, afirmou Marcelinho.

De acordo com o técnico Paulo Sampaio, o Chupeta, o foco principal da equipe são os jogos da final do Campeonato Sulamericano. “Estamos treinando para enfrentar o Regatas na final da Sulamericana. Nosso objetivo é ganhar um dos jogos na Argentina para tentar fechar a série aqui no Rio”.

Próximos jogos do Flamengo no Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino:

13/04
- dom – Rio de Janeiro – 11:00h – Flamengo x FTC EAD
18/04 – sex - Rio de Janeiro – 20:00h – Flamengo x Universo/BRB
25/04 – sex –Belo Horizonte – 20:00h – Pitágoras/Minas x Flamengo
27/04 – dom – Rio Claro – 18:00 – Ulbra/Rio Claro x Flamengo

Links:
Confederação de Brasileira de Basquete
http://www.cbb.com.br/
Federação Internacional de Basquete
http://www.fiba.com/
Site da equipe de basquete Flamengo/Petrobrás
http://www.flamengo.com.br/site_clube/esportes_olimpicos/fla_basquete.html


Clique aqui para voltar para o Diário da Tarde

Rapel, Surf e Le Parkour também se aprende na escola

Por Luiz Henrique

ESPORTES RADICAIS

Hoje em dia você encontra uma quantidade imensa de esportes de aventuras que passam necessariamente pelos bancos escolares. Um desses esportes é o rapel, que de uns anos para cá, tem sido muito divulgado. Mas para poder praticá-lo, é necessário que o interessado mostre alguns requisitos básicos para a prática do mesmo.

Existem algumas empresas que oferecem cursos para rapel e escaladas em lugares paradisíacos como Serra dos Órgãos, Pedra de Guaratiba, Floresta da Tijuca e Serra dos Órgãos. Especificamente em relação ao Rapel, os points mais procurados são o Véu da Noiva, o bico do Papagaio e as Paineiras. Existem dois tipos de pacotes no curso, o básico e o completo.

Outro esporte radical que a cada ano cresce de maneira muito rápida é o surf. Para quem viveu nos anos 70 e 80, lembra que nessa época o esporte não era visto com bons olhos e que seus praticantes tinham o esteriótipo de maconheiros e vagabundos.

Hoje em dia, os melhores surfistas vivem da renda dos prêmios dos campeonatos disputados e dos patrocionadores. É um negócio altamente lucrativo que não tem mais espaço para amadores. Por isso, alguns cursos começam a aparecer, como o de "Tecnologia de Gestão de Negócios em Surf", onde existe fila para ingressar na próxima turma.

A mais nova novidade em termos de esportes radicais, praticados nos grandes centros urbanos, é o Le Parkour, um esporte que começou a ser praticados num subúrbio de Paris no final do anos 80 e que hoje começa a se tornar uma febre entre os jovens praticantes.

É bom lembrar que não existe competição entre os praticantes e sim entre a mente e o corpo com o objetivo de se vencer os próprios medos e tentar superar seus próprios limites. É um esporte de uma plasticidade muito grande mas que exige certos cuidados referentes a saúde, principalmente com os joelhos e tornozelos.

links: para a prática do rapel -
www.rioadventure.com.br

para Gestão de Negócios em Surf - www.estacio.br/campus/akxe

para iniciação no Le Parkour - www.parkournobrasil.com.br

Voltar para Diário da Tarde

Agenda

Por Bruna Spaniol
Treking em Guapimirim
O local é a 60 Km do Rio de Janeiro na subida da serra de Teresópolis. A prova de Trekking será realizada no meio da Mata Atlântica, passando por riachos e cascatas. A largada será a partir das 09:30. A base do evento será na Pousada Salvaterra. O local possui restaurante, lanchonete e banheiros. Para participar é necessário ter uma equipe de Trekking e pagar a taxa de R$ 42,00 até a véspera da competição. A inscrição pode ser feita no site da organização do evento.
Data: 23 de Abril.
Local: Guapimirim - RJ, na serra de Teresópolis.

Links:

http://www.cbat.org.br/calendario/calendario_ano.asp?ano=2008&s=AT - site da organização do evento.
http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=229&v_sub= - site sobre como fazer uma equipe de Trekking.

Circuito Fila
O Circuito Fila será realizado no dia 26 de Abril. Essa prova de corrida tem um estilo diferente, além de ser realizada à noite, o percurso é misto na areia e no asfalto. Os competidores são divididos em três categorias: corrida 5 km, corrida de 10 km e caminhada. A Largada será às 20h00, na Praia da Barra, Posto 3 (em frente à Praça do Ó).
Data: 26 de Abril.
Local: Rio de Janeiro-RJ.
Organização: X3M Sports Business.
Link: http://www.x3mbrasil.com/ - site da organização do evento.

Voltar para Diário da Tarde

terça-feira, 8 de abril de 2008


Agenda esportiva
por Rodrigo Silva

Mães tradicionais buscando emoções fortes
Campeonato Nacional de Basquete

Jogos do líder isolado do campeonato, o Flamengo/Petrobrás.

Local: Clube Municipal
Endereço: Rua Haddock Lobo 359, Tijuca
Datas: dias 13, 18, 25 de Abril e 04 de maio
Horário: Conferir calendário do campeonato
LINK: http://www.cbb.com.br/competicoes/cnbm2008/tabela.asp?fase=10


Mães em busca de um bom bronzeado
Campeonato Brasileiro Sub 21 de Vôlei de Praia

Local: Avenida Salgado Filho, 7000 – Barra Nova. Saquarema – RJ
Data: de 1º a 04 de maio de 2008
Horário: das 8h30 às 16h
LINK: http://www.volei.org.br/newcbv/arquivos/regulamento_do_campeonato_brasileiro_sub_21_2008.doc

Mães modernas
Seletiva Streetball
Local: Sede da Liga Urbana de Basquete
Endereço: Av. Ministro Edgard Romero s/n, Madureira - Viaduto de Madureira
Data: de 14 de Abril a 12 de maio.
Horário: das 10h30 às 17h
LINK: http://www.lub.org.br/


Mães em busca de um passeio de final de semana
Circuito Cidade Maravilhosa de Tênis

Local: Federação de Tênis do Estado do Rio de Janeiro
Endereço: Av. Sernambetiba,18000, Barra da Tijuca
Data: de 14 a 20 de Abril
Horário: das 8h30 às 16h
LINK: http://www.fetrj.com.br

Voltar para tardes digitais

Pernambuco é supremacia no campeonato brasileiro/ caixa de corridas de fundo em pista

por Bruna Spaniol
Dois pernambucanos ganharam a competição na prova de 10.000 metros. Ubiratan José dos Santos e Fabiana Cristine. A competição foi Realizada na ultima sexta feira (4) no estádio Célio de Barros, no Maracanã. De acordo com assessoria, em torno de 100 pessoas competiram no evento.

A corredora pernambucana Fabiana Cristine ganhou o campeonato depois de se recuperar de uma séria contusão. Ela venceu com quase um minuto de vantagem em relação a segunda colocada Luiza de Souza Pinto na categoria de 10.000m com o tempo de 33:26,33. Outro pernambucano, Ubiratan José dos Santos conseguiu o primeiro lugar com o tempo de 31:02,14.

O evento é destinado aos corredores de rua brasileiros, por isso a organização vetou a inscrição de atletas estrangeiros (fora da América do Sul). Apesar da chuva os competidores estavam otimistas “A prova é muito emocionante pois a gente pode correr com os corredores federados, o que é estimulante para nós”, comentou o professor de História e corredor de fundo categoria M40 Marcelo Assunção. Ele ainda concluiu, “Ser atleta amador não é fácil. Treinos, equipamento, suplementos alimentares... Cada um de nós precisa de apoio”.

PÓDIO
3.000 m com obstáculos feminino
1º Zenaide Vieira (BMF) 10:16.812º
Sabine Heitling (Unisc) 10:23.203º
Patrícia Lobo (Pinheiros) 10:28.01

3.000 m com obstáculos masculine
1º Marcio Bazan (Peru) 8:49.802º
Celso Ficagna (BMF) 8:51.113º
Fernando Alex Fernandes (SP) 8:55.49

10.000 m feminino
1º Fabiana Cristine da Silva (BMF) 33:26.332º
Luzia de Souza Pinto (PR) 34:25.233º
Márcia Narloch (Instituto Futuro) 34:50.89

10.000 m masculino
1º Ubiratan José dos Santos (Usina São José) 29:20.382º
Daniel Chaves da Silva (BMF) 29:25.633º
Robson Pereira Lima (Pé de Vento) 29:34.60

10.000 m masculino
"B"1º Eliezer de Jesus Santos (Vasco) 31:02.142º
João Paulo da Silva (ABC) 31:05.983º
Yuri de Jesus Cantarino (PR) 32:12.90

Links
http://blog.pistaecampo.com.br/ - Blog sobre Atletismo
http://www.cbat.org.br/noticias/default.asp?NP=2 - Site da competição

voltar para Diário da Tarde

Skate, conheça a nova "onda" do seu filho

Camilla Adão

Hoje em dia as crianças começam a praticar esportes cada vez mais cedo. Na maioria das vezes os pais não sabem a idade certa para que seus filhos iniciem a vida esportiva. No caso do skate, que é considerado um esporte radical e urbano, tem que ter um cuidado redobrado.

Para o ex-skatista, professor de skate e coordenador do NES (Núcleo Escola de Skate), Bruno Funil, com a invasão de produtos de péssima qualidade em lojas de esportes, o mais importante é ter um material de qualidade que só encontramos em lojas especializadas. "Não importa que idade você tenha. Sempre use equipamentos de boa qualidade, dessa maneira você evita acidentes, além de garantir um divertimento muito maior". Em sua escolinha de skate ele tem alunos que começaram a ter aulas particulares a partir dos 3 anos, mas segundo ele não existe idade certa. "Começar cedo ajuda bastante, temos mais flexibilidade e reflexos quando mais jovens”.

Como a violência tomou conta da cidade, impossibilitando boas condições de segurança nas ruas, é sempre bom estar acompanhado por um adulto. Outra opção são as escolinhas de skate, algo muito recente e com certeza como em qualquer outro esporte a opção mais segura e eficaz na aprendizagem da atividade.

Em relação às competições, Funil foi bem enfático: “Cada criança tem seu tempo e sua vontade. O que os pais têm que entender é que não se deve forçar a barra”. A primeira categoria do esporte é o Infantil 1 (crianças até 6 anos de idade). Mas existem categorias como grand máster (acima dos 35 anos de idade) e legends (acima dos 40 anos de idade). “Skate é pra todos”, afirma Funil.

Pistas Públicas

Pista do Recreio dos Bandeirantes
Praça Pontal Tim Mia, altura do Posto 12, ao final da Avenida Sernambetiba.

Pista do Aterro do Flamengo
Av. Infante D. Henrique, s/n, Aterro do Flamengo, em frente ao Hotel Glória.


Saiba mais:
NES - Núcleo Escola de Skate, Rio de Janeiro:
www.nucleoskate.com/
Site sobre esportes radicais:
http://viverecoradical.com/surf.php
Texto sobre 10 motivos para seu filho praticar esportes: http://www1.uol.com.br/cyberdiet/cia_athletica/070806_ciamat_10motivos.htm
Texto sobre a história do skate até os dias atuais: http://www.baladagospel.com/balada_nacional/bn_02.htm
Vídeo Bob Burnquist no Vert Skateboarding X-Games:
http://www.youtube.com/watch?v=u8Hd7KK---Y
Vídeo Sandro Dias, o Mineirinho, executando a manobra 900º nos X-Games do Rio: http://www.youtube.com/watch?v=AoyL0uEszZA

Clique aqui para voltar para o Diário da Tarde

ESPORTE : Surf de Peito é a velha onda que está de volta

LUIZ HENRIQUE

DICAS ÚTEIS

Se você tem mais de 40 anos e quando vai a praia, fica lembrando os velhos tempos onde entrar no mar era uma coisa mais do que normal e acha que hoje em dia, isso é só para os jovens, está na hora de você rever os seus conceitos.


Está voltando a moda do antigo surf de peito, batizado como “jacaré” e hoje em dia chamado de body-surf. Você precisa somente de um par de nadadeiras ou, como é mais comum chamar, “pé de pato” e também de um “palmar”, uma pequena prancha de madeira que fica espalmada na mão para facilitar o desenvolvimento na onda.


Para quem nunca praticou, o surf de peito é mais simples do que se imagina, na verdade o praticante não precisa ser um exímio nadador. É importante não esquecer que é sempre fundamental o respeito ao mar.


Para os já iniciados, uma grande dica é consultar a internet, onde estão as informações sobre os principais picos durante o dia. Os grandes surfistas do mundo, como o octacampeão Kelly Slater, a lenda Tom Curren e o americano Rob Machado praticam o surf de peito para as competições de surf.

Eles sabem da necessidade de estarem bem preparados, caso percam suas pranchas num pico longe da areia. Esses atletas já participaram, inclusive com bom desempenho de campeonatos de body-surf na terrível praia de Pipeline, com suas ondas gigantescas.


As próximas etapas do campeonato brasileiro de surf de peito serão nos meses de abril, julho e novembro em Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo respectivamente
Visite:

visite


terça-feira, 1 de abril de 2008

Superando Limites

Camilla Adão

As pessoas com deficiências tradicionalmente discriminadas pela sociedade, e desmotivados pela sua própria condição existencial, têm nas competições paraolímpicas uma oportunidade para elevar sua auto-estima, direta ou indiretamente, além de provar para todos o seu valor como atleta e cidadão.

Uma das principais atletas da seleção brasileira paraolímpica é a pernambucana Roseane Ferreira dos Santos, mais conhecida como Rosinha. A humildade, determinação e o sorriso constante de vencedora são suas principais características.

Rosinha perdeu a perna quando foi atropelada por um caminhão, quando tinha 18 anos. Depois da Olimpíada de Sydney-2000, ficou muito conhecida quando disse uma frase polêmica: “Perder a perna foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”. Ela fez essa afirmação porque tem certeza de que, sem o acidente, seu técnico não a teria conhecido e ela jamais teria ingressado no esporte.
A atleta, especialista em lançamento de disco, dardo e arremesso de peso, exige muito de si mesma e se concentra ao máximo nas competições. Todo seu esforço já lhe rendeu vários recordes mundiais, dois deles na sua primeira Paraolimpíada, em Sydney-2000, no arremesso de peso (9m) e lançamento de disco (31,58m). Em 2004, nos Jogos Paraolímpicos do Brasil, ela bateu seu próprio recorde no lançamento de disco (32,37m).

Antes de viajar para Sydney, Rosinha teve uma surpresa: recebeu patrocínio de R$ 800,00 mensais da empresa Fonte dos Tratores, de Recife e uma ajuda de custo de R$ 400,00 do Bingo Arpoador, do Rio. Hoje, além de manter esses apoios, recebe R$ 3 mil mensais do Comitê Paraolímpico Brasileiro, a exemplo dos demais medalhistas de Sydney.

Em Atenas, Rosinha foi prejudicada em função da junção de classes na sua principal categoria, o lançamento de disco. Mesmo fazendo a melhor marca de sua vida e batendo o recorde mundial da categoria F58, Rosinha terminou a competição apenas na 5ª colocação.
Infelizmente as empresas só querem patrocinar os atletas mais conhecidos, que já ganharam medalhas. Falta um incentivo aos atletas desconhecidos, para que esses possam ter uma preparação adequada (treinamento físico e técnico) e eficiente e assim obtenham resultados expressivos.

Saiba mais:
Histórico Paraolimpíadas.
http://www.add.org.br/index.asp?Fuseaction=Conteudo&ParentID=134&Menu=98&Materia=52
Modalidades da Paraolimpíada

Mergulhar é radical.


Pedro Franco

Não dá pra descrever! Sem palavras! É inigualável! É muito especial! É uma sensação de comunhão com a vida, com a Natureza! Frases como essas são comuns quando se pede para alguém falar da experiência vivenciada após um mergulho.
Apesar de a poluição marítima ser uma realidade, nosso litoral ainda é um dos mais privilegiados do mundo. Basta uma máscara com um pequeno tubinho e um mergulho em apnéia para vislumbrar peixes, corais, algas e outras formas de vida submarinas em locais como Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Búzios etc.. O fato é que a grande maioria não se contenta só com o tubinho e as nadadeiras. É quase impossível resistir a tentação de ir mais fundo em um mergulho autônomo, com cilindro, roupas adequadas e tudo mais.
A cada dia mais pessoas demonstram interesse pela prática do mergulho como lazer, entretanto, esta atividade por exigir altos investimentos e apresentar riscos consideráveis pode ser considerada cara e radical.
Os candidatos a mergulhadores podem se preparar para uma preparação rigorosa onde a disciplina é rígida e o conteúdo técnico e teórico muito cobrado, tendo em vistas que um erro durante o mergulho pode provocar danos à saúde. É importante que o candidato ao mergulho passe por uma boa avaliação médica. Problemas de saúde, principalmente cardíacos e respiratórios deverão ser totalmente descartados. Além disso, os preços dos equipamentos são tão radicais quanto o esporte.


Com o crescimento de interesse pela atividade os cursos de mergulho se multiplicam em todo o Brasil. Paulo Krawczyk nosso entrevistado é mergulhador profissional e cinegrafista sub-aquático e destaca que o importante em curso de mergulho é a certificação do mesmo. As bandeiras mais recomendadas são Padi (Professional Association of Diving Instructors ) e Naui (National Association of Underwater Instructors) .

“Quando mergulho eu sinto paz, silêncio e liberdade, muita liberdade...” Paulo é um apaixonado pela atividade no fundo do mar. O mergulho mais radical realizado por ele foi em Arraial Do Cabo na Gruta do Coelho há 38 metros de profundidade com visibilidade de um palmo a frente. durante um de seus cursos . Em compensação Paulo já realizou um mergulho em Búzios (ilha de âncora) em um dia onde a água de tão límpida possibilitava uma visão cristalina de 25 metros de distância em qualquer direção.

A exigência número um para o mergulhador é a disciplina . Respeitar a tabela de descompressão, observar a capacidade dos equipamentos, não ultrapassar a profundidade pré-estabelecida e todas as outras recomendações técnicas são procedimentos vitais para o praticante de mergulho.
Segundo Paulo é muito comum mergulhadores inexperientes sofrerem de intoxicação por nitrogênio quando desrespeitam profundidades pré-estabelecidas.
Essa intoxicação é conhecida por "embriaguez das profundezas". Sob determinada pressão o gáz nitrogênio que está presente, porém, inerte em nossa atmosfera começa a ser dissolvido através de nossos tecidos provocando tontura em mergulhadores, em geral, abaixo dos 25 metros .
Apesar de todos os cuidados a serem observados na prática do mergulho não há dúvidas de que vale a pena encarar o desafio. A recompensa é indescritívelmente maravilhosa. É pagar para vêr.
sugestões de links
Assista imagens maravilhosas de expedições ao fundo do mar no link abaixo

Esporte Olímpico

Luiz Henrique


JUDÔ
Há mais de vinte anos, é comum se ouvir a seguinte pergunta: “Em que faixa você está?” Da mesma maneira que o ballet era quase que obrigatório para as meninas, o judô na década de 80 passou a ser o esporte preferido dos garotos e mesmo hoje em dia, com a concorrência do jiu-jitsu, cresce o número de praticantes dessa milenar arte marcial.


Existem algumas condições para a mudança de faixa no judô. Em cada uma delas o candidato deve passar pelo Kata, ou teste, em que se verifica se o aluno tem noções técnicas necessárias para cada nível. Vejamos que condições são essas:



DA BRANCA PARA A CINZA - Ter no mínimo seis anos de idade e três meses de faixa branca, Postura adequada e saber as saudações utilizadas no judô.

DA CINZA PARA A AZUL - Ter no mínimo sete anos de idade e três meses como faixa cinza, saber alguns tipos de projeções, golpes e rolamentos e algumas técnicas de amortecimento.

DA AZUL PARA A AMARELA - Ter no mínimo oito anos de idade e seis meses como faixa azul, saber alguns passos utilizados durante a prática do judô e algumas imobilizações.

DA AMARELA PARA A LARANJA - Ter no mínimo nove anos de idade e seis meses como faixa amarela, saber alguns contragolpes, golpes combinados, imobilizações e projeções combinadas.

DA LARANJA PARA A VERDE - Ter no mínimo dez anos de idade e doze meses como faixa laranja, saber projeções combinadas e contragolpes e técnicas de "Katame-Waza", a Arte da Luta.

DA VERDE PARA A ROXA - Ter no mínimo 12 anos de idade e seis meses como faixe verde, saber usar técnicas e aplicar golpes dos lados esquerdo e direito e conhecer o "Sutemi-Waza" ou Técnica de Sacrifício.

DA ROXA PARA A MARROM - Ter no mínimo 14 anos de idade e seis meses como faixa roxa, saber os tipos de estrangulamento e de chaves de braço.

DA MARROM PARA A PRETA - Ter no mínimo 16 anos de idade e dois anos como faixa marrom, conhecimento teórico e prático de arbitragens e saber atacar, defender, encadear chaves de braço e realizar imobilizações.


links

Conferderação Brasileira de Judô -

www.cbj.com.br
Site de informações básicas - www.meutatame.com.br


voltar para tardes digitais

Aquecimento x Alongamento

Camilla Adão

Na maioria das pesquisas realizadas até hoje o aquecimento muscular se mistura às práticas de alongamento. As características de cada esporte, privilegiando, flexibilidade ou força, cria mitos e crenças nos atletas e técnicos que tornam ainda mais difícil a discussão e a proposição de pesquisas comparativas.

Para entender a diferença entre os dois tipos de exercícios, o conceito de aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sangüínea, lubrificar as articulações, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões, entre outras. E o alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo.

De acordo com o preparador físico Felipe Arantes, substituir o aquecimento pelo alongamento é um grande erro na prática do esporte. “Forçar a musculatura sem um preparo prévio pode incorrer em traumas, e principalmente, distensão muscular”. Ele acredita que somente quando o corpo já está aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico. “Depois dessa fase pode-se fazer alongamentos”. Para ele, o aquecimento é então uma forma de o organismo se preparar para o esforço a que está para ser submetido e, na fase do aquecimento o atleta pode, ou não, se submeter a uma sessão de alongamentos. “O alongamento, por si só, não vai provocar alteração no desempenho de forma direta”, completou Felipe.

O alongamento pós-atividade é uma prática adotada por muitos atletas, pois se entende que nesta fase o alongamento sirva como um estímulo relaxante para a musculatura submetida a um período de esforço prolongado. Marco Jardim, preparador físico da equipe de vôlei Rexona Ades, diz que: “O importante é que o alongamento não cause dor, pois, a dor é o sinal que o músculo dá de que alguma coisa está fora do seu próprio limite”.

No final das contas, como a polêmica persiste, a recomendação dos especialistas é de que se a prática do aquecimento, alongamento ou os dois juntos, fizer a pessoa que pratica exercícios se sentir bem, que continue a praticar o que lhe fizer sentir melhor.


Saiba mais:

Agenda esportiva

por Bruna Spaniol

Curso de Corrida de Aventura
Dia 19 de abril acontece, no Parque Lage, um curso gratuito sobre Corrida de Aventura para iniciantes. O evento é destinado às novas equipes ou participantes que queiram competir no enduro a pé. E tem como objetivo ensinar, orientar e tirar todas as dúvidas sobre o esporte. O aprendizado consiste em 1 aula teórica e prática, com previsão de duração de 02:30h.

Inscrições: Para se inscrever basta enviar um e-mail para curso@trilhaape.com.br , solicitando a inscrição no curso, e informando nome, telefone e e-mail dos interessados.
Data: 19 de Abril (Sábado)
Hora: 09:00
Local: Parque Lage
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414
Ponto de encontro: Ao lado do casarão principal

LINKS:
TRILHA A PÉ
http://www.trilhape.com.br/

Super 40 km de revezamento – etapa de Rio de Janeiro
Hoje terminam as inscrições para a primeira etapa da temporada do super 40 km de revezamento, que vai começar no Rio de Janeiro e depois se estende por várias capitais do país. O evento terá largada e chegada no aterro do flamengo.

Inscrições: até 1/04
Data: dia 16 de abril de 2008
Horário: previsto para às 8:00h
Local: aterro do flamengo – rio de janeiro
Organização: yescom – entretenimento, esportes e comunicação.
LINKS:
http://www.yescom.com.br/yescom/ regulamento e fotos