terça-feira, 18 de março de 2008

Existe gordura saudável?

Camilla Adão

Sedentários, atletas de fim de semana e principalmente atletas de alto rendimento dependem da energia fornecida preferencialmente dos alimentos ingeridos nas refeições, assim podem realizar as diversas tarefas do dia a dia. A nutrição exerce um papel fundamental em nossa saúde, porém a maioria das pessoas não têm essa consciência. Então o que significa ter uma alimentação saudável? Podemos afirmar que uma alimentação saudável deve ser equilibrada, contendo diferentes alimentos em quantidades suficientes para o crescimento e a manutenção do organismo. As refeições devem estar balanceadas com os nutrientes adequados de alimentos dos diferentes grupos alimentares, tais como: proteínas (carne, ovos, leite e derivados), carboidratos (pães, cereais integrais, massas, arroz, etc), lipídeos (óleos e gorduras), fibras, água, vitaminas e minerais (frutas verduras e legumes). Como muitas pessoas ainda não sabem e com isso excluem as gorduras da sua dieta, existe sim uma gordura saudável, e o nosso organismo necessita de 30% de gordura do total de calorias ingeridas ao dia. Cabe a nós escolhermos as gorduras mais saudáveis.

Gorduras saturadas e insaturadas
São dois tipos básicos de gorduras; as insaturadas e as saturadas. A insaturada é um tipo de gordura saudável, pois não prejudica o organismo de quem ingere, trazendo benefícios como, por exemplo, a diminuição dos níveis de triglicerídeos, colesterol total e LDL (colesterol ruim) sangüíneos. É encontrado no azeite de oliva, amendoim, abacate, salmão, óleos vegetais, nozes, etc. Por sua vez a gordura saturada acumula-se em vasos e artérias impedindo desta maneira a passagem do sangue, aumentando o risco de doenças cardíacas e também aumentando o colesterol total. É encontrado em alimentos como carnes gordas (carnes com gordura aparente, pele de aves), laticínios, coco, frituras e doces amanteigados.

Segundo a nutricionista Isabella Toledo, antes de começarmos uma dieta, devemos consultar um especialista (endocrinologista ou nutricionista) para não cairmos nas armadilhas de dietas radicais como, por exemplo, a dieta das proteínas, ou dos carboidratos ou das frutas. De acordo com Isabella, "Essas dietas sem orientação profissional não passam de uma ilusão, pois submetem o organismo a radicais mudanças alimentares podendo levar ao emagrecimento rápido no início da dieta e depois quando o paciente volta a consumir todos os grupos de alimentos, ele readquiri o peso que se perdeu e às vezes ganha mais". Para ela, não existe fórmula mágica para equilibrar nosso organismo. O peso ideal é resultado de uma dieta balanceada e de exercícios físicos regulares.

Saiba mais:
Texto sobre tipos de gordura.
Texto sobre alimentos funcionais.
Dicas sobre nutrição.
Texto sobre lipídeos.

Nenhum comentário: