terça-feira, 25 de março de 2008

A nova adrenalina do surfe

Por Bruna Spaniol

As chuvas do fim de Março dificultam o surfe, por causa da quantidade de lixo e esgoto que elas depositam nas praias urbanas do rio de Janeiro. Ontem (24) havia fraldas descartáveis usadas, papel de picolé, copos de plásticos e uma faixa escura com cheiro de fezes na praia do Leme, e apesar disso, os surfistas estavam na água.
Conforme os dados da FGV, cerca de 24% das residências despejam seus esgotos nos rios e canais da cidade, que levam estes dejetos para o mar e as praias. “Está cada vez mais difícil surfar, não por causa das grandes ondas, mas pela quantidade de lixo e esgoto no mar” afirmou o surfista Wilson que surfa desde a década de 80 no Leme.
“A única adrenalina que o surfista têm é quando vê o mar imundo e tem que entrar se quiser pegar umas ondas pequenas, porque as grandes só na história”, enfatizou Wilson antes de entrar no mar. Isso é um problema para a saúde desses esportistas, pesquisas da ONG inglesa Surfers Against Sewage (Surfistas contra o Esgoto) mostraram que os surfistas têm três vezes mais chance de pegar hepatite do que a maioria da população, devido à contaminação do mar pelo esgoto não tratado.

LINKS
Site da feema que mostra as praias impróprias para o banho
http://www.surfrider.org.br/destaques/mostrar_destaque.asp?CD_DESTAQUE=26
site da ONG Surfers Against Sewage (Surfistas contra o Esgoto).

Um comentário:

lulubex disse...

Não quero bosta em meu cabelo...Como faço?