terça-feira, 11 de março de 2008

Judô, um esporte para o corpo e a mente

LUIZ HENRIQUE

Tudo começou em 1882, com Jigoro Kano. O estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô foi idealizado no ano de 1882. Um jovem de 23 anos chamado Jigoro Kano fundava o Instituto Kodokan, que veio a se tornar a Meca dos ensinamentos sobre esta arte marcial.
Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico, e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de amantes desta nobre arte.
O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias, procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano.


Entrevistamos o Professor RODRIGO VIANNA MULATINHO, 31 anos, faixa preta há 9 anos, 3° Dan, que começou a lutar judô, já tarde, aos 14 anos. Há 12 anos ministra aulas e há quase 6 anos tem a sua própria academia, a Projeção, com sede em Copacabana e mais 9 filiais no Rio de Janeiro.Formado em Educação Física, deu aula no Complexo do Alemão. Rodrigo nos conta que a disciplina e o respeito são as principais virtudes adquiridas com o judô. Existe uma graduação por faixas até chegar à faixa preta.

São elas:
-Branca,
cinza (só para as crianças), azul , amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta.

Rodrigo fala que não existe idade mínima para se começar com o judô. “Temos na academia crianças com 2 anos de idade, que ainda usam fraldas, já começando a treinar, ou melhor, na verdade, nessa idade isso é uma grande brincadeira. Temos também um senhor, que veio acompanhar o filho e que entrou no tatame pela primeira vez aos 60 anos e hoje, é faixa preta”.
Existem 7 categorias no judô:


- Até 60 kg (Ligeiro)

- Até 66 kg – Meio-Leve

- Até 73 Kg – Leve

- Até 81 Kg – Meio-Médio

- Até 90 Kg – Médio

- Até 100Kg – Meio pesado

- + de 100 Kg – Pesado

Desde 1984, o Brasil tem trazido medalhas das competições olímpicas de que tem participado.




Um comentário:

Café Solilóquio disse...

Achei a matéria simples e direta. Os "blogueiros" da internet às vezes esquecem que os textos precisam ser enxutos. Gostei.

Um Abraço.