terça-feira, 25 de março de 2008

Evite lesões e atrofias musculares.

Pedro Franco

Conseguir tempo em meio a tanta correria do dia para se dedicar a uma atividade física é algo cada vez mais difícil. Porém reservar uma hora para a pratica de exercícios é algo indispensável a uma vida saudável.
Parte deste tempo deve ser dedicada ao aquecimento e o alongamento dos músculos e articulações do corpo. O aquecimento e o alongamento são exercícios de baixa intensidade que preparam os músculos, articulações e aparelho cardiorespiratório para a realização de uma atividade que exigirá mais esforço, comenta o fisioterapeuta Fabrício Aguiar, especialista em terapias corporais.
Segundo o Dr. Fabrício não aquecer antes do esforço físico, além de prejudicar o rendimento do atleta, pode acarretar em lesões sérias que quando não tratadas evoluem para traumas crônicos ou de recuperação lenta e trabalhosa.
De um modo geral todo o nosso corpo está envolvido quando realiza uma atividade física, mas dependendo da intensidade do esforço há membros e articulações que estarão mais sujeitos a lesão, contusões ou distensões. "Geralmente a musculatura das pernas e as articulações dos joelhos e ombros merecem maior atenção, pois são altamente requeridas em diversos tipos de atividades físicas" adverte o Dr. Fabrício .
Ao contrário do que muitos acreditam a prática do alongamento também é recomendada antes de atividades de menor esforço, como por exemplo: serviços domésticos. Alongamentos realizados de forma correta proporcionam alívio de tensões musculares e corrigem dores provocadas por posturas e atividades repetitivas durante o serviço.
Após a realização da atividade física ou competição esportiva recomenda-se novamente o alongamento. Segundo o fisioterapeuta Fabrício Aguiar, o alongamento pós-prática de exercícios, ajuda o organismo a liberar toxinas produzidas durante o desgaste muscular e preserva a amplitude dos movimentos musculares que, em geral , se encurtam durante o esforço. A prática do alongamento deve ser introduzida no dia a dia de todas as pessoas ainda que não realizem atividades esportivas. Dedicar um tempo para alongamentos diários resultará em benefícios para a saúde e um envelhecimento mais saudável evitando o atrofiamento de músculos do corpo.
Links

Nenhum comentário: