terça-feira, 11 de março de 2008

Correr não é tão simples

Bruna Spaniol

Correr sem orientação profissional pode causar problemas na coluna, stress muscular, lesões musculares e ósseas e até parada cardíaca. Para quem quer começar no esporte é necessário tomar alguns cuidados, pois é um exercício intenso e de grande impacto na coluna, joelho e calcanhar. Algumas pessoas têm predisposição a problemas cardíacos ou ósseos por isso é necessário procurar um médico antes de começar a atividade, de acordo com o médico ortopedista formado em educação física Fábio Cavalcanti de Souza . “O médico deve pedir alguns exames básicos que podem prevenir possíveis problemas” disse o médico. Além dos exames, é necessário um bom tênis, nutrição apropriada e a prática regular da corrida para ser um corredor saudável.

Tênis
O tênis é essencial para evitar lesões e problemas na coluna. Eles devem ser confortáveis. Hoje existem vários tipos de tenis, no mercado, especializados para a corrida, mas são caros. O ideal é que o tênis tenha um leve salto atrás, amortecedor e deve ser macio. Um calçado irregular pode afetar a coluna ou piorar uma lesão, que o corredor já tenha predisposição, como uma hérnia de disco.

Os Benefícios
No aspecto físico, a corrida causa benefícios cardiovasculares, melhora a capacidade cardíaca e a vascular. Na parte metabólica previne algumas doenças como diabetes e obesidade. Correr ajuda a depressão, stress e reduz a ansiedade pelo fumo.


LINKS
Site de corrida 02 tem guia de tennis, e técnicas de corrida:
http://revistao2.uol.com.br/default.asp
teste para ver qual o tênis ideal: http://revistao2.uol.com.br/guia_tenis.asp
Texto sobre lesões no joelho. Medplan: http://www.medplan.com.br/novo/secao.php?s=6&id=3875

Nenhum comentário: